sexta-feira, 27 de abril de 2007

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Mais Esculturas de Papel

Desta vez da escultora Laura Cooperman.

Achei a referência no blog Mundo Gump! do Philipe Kling David que se descreve assim: "Sou designer, formado em Psicologia e interessado em muita coisa estranha".
Bom, isso talvez explique o nome que ele escolheu para o blog, que tem coisas mto interessantes!

Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra

Astrofísicos europeus descobrem um planeta habitável fora do nosso sistema solar. DW-WORLD conversou com um de seus descobridores, Stéphane Udry, do Observatório de Genebra.

DW-WORLD.DE: Como foi descoberto o novo planeta? Foi um acaso?

Stéphane Udry: Não, naturalmente não foi simples acaso. Trabalhamos num amplo programa de pesquisa em busca de tais planetas. Analisamos vários milhares de estrelas em busca de indícios de planetas. Nosso planeta tem um astro principal, que ele circunda. O que nos interessa sobretudo é saber a velocidade com que orbitam tais estrelas, para poder calcular a existência de um planeta.

Qual o nome do novo planeta?

Não damos nomes a tais planetas, pois há muitos deles. Tomamos como base a denominação da estrela mãe e lhes adicionamos uma letra que se refere à seqüência em que foram descobertos. O primeiro planeta que se descobre na órbita de uma estrela recebe um "B", o terceiro, um "C". O novo planeta chama-se Gliese 581 C, pois é o segundo descoberto nas proximidades da estrela Gliese 581.

Como são as condições de vida em Gliese 581 C?

É uma pergunta difícil. Provavelmente existe uma superfície firme, similar à que possuem todos os planetas desta grandeza. Este planeta possui cinco vezes a massa da Terra. Sua temperatura média deve oscilar entre 0 e 40 graus Celsius. Uma estação neste planeta dura apenas 13 dias, porque ele orbita muito próximo de sua estrela.

Lá existe vida orgânica?

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Astrofísico suíço e diretor do Observatório de Genebra, Michel Mayor, e seu colega Stéphane Udry, descobriram o planeta, que acreditam ser semelhante à TerraSó posso dizer que seu tamanho e a temperatura no planeta são favoráveis a isso. O planeta se encontra em uma área habitável, como dizemos, pois é muito provável que lá haja água. Há várias possibilidades de abastecimento com água, com as quais podemos contar. Por exemplo, supomos que existam cometas que tragam água ao planeta, como aconteceu com a Terra nos primórdios do sistema solar.

E pode haver gelo, que formaria determinadas partes do planeta. A condição básica para a vida são os componentes químicos como o carbono e o oxigênio. Se estes componentes forem encontrados, as condições serão favoráveis. Mas no momento não posso dizer muito a respeito disso. Pode ser que daqui a 20 anos estejamos em condições de dizê-lo. Precisaríamos de luz da atmosfera do planeta, para investigar isso.

Poderiam ser usadas sondas para continuar investigando o planeta?

Não, para isso a distância é muito grande, pois são 20 anos-luz. Se conseguíssemos atingir ao menos um décimo da velocidade da luz, o que já seria magnífico, mesmo assim precisaríamos de dois séculos para chegar lá. Temos que nos limitar a continuar analisando aqui as informações que nos chegam do planeta.

Que importância tem este descobrimento para a ciência?

Sem dúvida é um descobrimento importante. A longo prazo, nosso objetivo é encontrar um segundo planeta, em que a vida seja possível. Vamos passo a passo em busca de mais uma Terra.


Leia no site da CNN também. Saiba o que são exoplanets.

grampeador


Title.......Paper Stapler


Description.....The shape of this stapler refers to the layers in a pack of paper. The hinge has been eliminated: the construction is flexible out of itself.
recomendo uma navegação pelo site do Designer Frank Tjepkema. Há coisas incríveis lá !!

Heart breaker Necklace


Li este post no Objetos do Desejo, superinteressante!!!
Certamente gostaria de ter um destes!