sábado, 1 de dezembro de 2007

Homem predador


Outro dia, chamou-me a atenção a capa da revista Galileu para a reportagem * Ele já foi o seu melhor amigo. Agora virou o seu filho *, a respeito do processo de humanização pelo qual os cães têm passado. A reportagem é muito boa, e discorre sobre os diversos níveis de relacionamento homem x cão. Ao ler um curto parágrafo que falava sobre o cão ser usado como alimento pelos asiáticos fiquei entre chocada e aterrorizada: Ele não só é usado como fonte de proteínas, como acredita-se que quanto mais o animal sofre antes de morrer, mais macia a carne fica!!! A frase seguinte me deixou bem abalada: descreve a cena de um animal em agonia, enforcado pendurado no teto e o cozinheiro ainda puxando suas patas para aumentar o sofrimento. Mas o pior foi a descrição de um cão magrinho, de olhos arregalados, sendo retirado de uma panela de água fervente para depois ser esfolado .... vivo!!!
PQP!! como a raça humana pode ser tão cruel!!
Será que eu sou sensível demais? Exagerada demais?

Não me recordo, dos vários documentários exibidos no Discovery Channel ou qualquer dos episódios do saudoso *O mundo Animal* por mais sangrentas que fossem as cenas, não me recordo de ter assistido qualquer coisa sobre uma espécie capaz de torturar, matar e/ou oferecer em sacrifício ser de sua própria espécie seja por qual motivo for, e sentindo prazer em alguns destes atos.

Pois o ser da raça humana faz isso. Imagine que precisamos até de leis para nos defendermos de outros de mesma espécie.

Oscilando entre o pessimismo e o realismo, não creio que haja algum tipo de recuperação para nossa espécie. Soa estranho para mim, dizer *nossa* espécie, incluindo-me entre estes seres, como se compartilhasse de tais barbaridades.

Talvez isso tudo seja parte de um grande desequilíbrio ecológico, uma vez que toda espécie animal precisa de outra espécie que funcione como predador a fim de que haja o controle populacional e o ciclo se cumpra. Nossa espécie carece de tais inimigos, restando-lhe apenas os acidentes naturais para cumprir esta tarefa. Mas isso também não serve de desculpa, consolo ou atenuante os comportamentos predatórios.
Espécie humana: uma espécie que pratica atos cruéis, desnecessária, mas intencionalmente.
E, se os seres humanos agem assim com outros de mesma espécie, por que haveria eu de pensar que ele fosse poupar animais de outras espécies?

"Chegará o dia que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra própria humanidade."