segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Passei !!! Passei!! Passei!!!

Eu nem acredito...
Após oito anos tentando... tudo bem, com intervalos e momentos de desistência e interrupções... finalmente alcancei meu objetivo: sucesso em concurso público!!!

Durante estes oito anos passei por vários momentos...
Após sair do emprego na iniciativa privada, fiquei feliz e aliviada... Pensei *enfim... livre!*
Passei ao momento seguinte... *vou achar outra colocação*
Depois de enfrentar as possibilidades, percebi que as dificuldades eram maiores do que eu imaginava... *e agora?*
* O jeito é tentar concursos* ... Tive sorte, passei em vários, inclusive no primeiro, o que me animou bastante...
Infelizmente, para quem tenta concursos, passar (aprovação) não é o suficiente! Vc precisa se classificar (estar em posição dentro do nr das vagas oferecidas), o que não é nada fácil, diga-se de passagem!

A fase seguinte é um pouco cansativa... depois de tentar e morrer na praia... ser aprovada, mas não classificada.. vc fica com aquela sensação de que está perdendo tempo... Olha para a pilha de livros, para o tempo que passa estudando e se pergunta.. *Afinal, o que está faltando?*
A resposta não é difícil de responder... 1) ou está estudando pouco OU 2) está estudando errado!
No meu caso, estudava errado... o material!
E também fazia a opção errada de concurso! Sem a menor sensibilidade para matemática e contabilidade, nào há como ser fiscal...
Deixei de lado o curso de basico fiscal e fui tentar os tribunais... meu sonho passou a ser o TJ :-)

Vc tem mtas coisas para absorver... a matéria é extensa e detalhada.. mesmo para Tribunais. Embora Tribunais não tenha um leque tão diversificado de matérias quanto Fiscal... mas é preciso estar afiado em jurisprudências e competências dos órgãos do Judiciário, o que também não é pouco! Isso sem falar que o tal CODJERJ modifica tudo a todo instante. Algumas legislações se alteram e vc tem que caçar quais são os artigos revogados, pois a revogação é tácita...

Bom, não tive sucesso nesta opção também...
Um dia, voltando do curso... havia ido em busca de mais material... encontrei um antigo colega que havia estudado comigo na turma de básico fiscal. Ele me deu a boa notícia: havia passado para o concurso da CEF! Fora chamado após a renovação do prazo de validade, e nem estava mais esperando por isso! Nossa, que coisa boa!!
Concurso com este que não contrata como estatutário e o edital não discrimina o nr de vagas... vc se inscreve e entra no cadastro de reserva. A entidade convoca conforme há necessidade... Sim, incerto e por isso ficava mto desconfiada... nunca havia me inscrito em um concurso deste tipo.

Bom, depois desta notícia, resolvi arriscar: Publicado o edital para o concurso do BNDES, me inscrevi e estudei.. Sim, estudei matemática pq as outras matérias (português, lingua estrangeira, legislação específica e redação) apenas estudei refazendo provas anteriores. Mas a matemática... estudei pelas questões da prova da ANTAQ e pedindo auxilio aos moderadores no forum de Ajuda Matemática, que inclui nos meus favoritos! :-)
Pois é... Este concurso exigia uma pontuação mínima e além disso, que eu estivesse entre os 300 primeiros para ter minha redação corrigida = Aprovação!

Nosssssaaa............ embora sendo um concurso para o cargo de Técnico, que exigia nível médio, estava concorrendo com candidatos que possuiam nível superior.. aproximadamente 35 mil candidatos!!

Fiquei entre os 300 na primeira fase (prova objetiva) e tive minha redação corrigida, continuando entre os primeiros 300!

Mas fiquei pouco abaixo da metade.. Este concurso não convocou em grande quantidade...
Em 09/09/2009 - chamaram até o 108... ainda faltava muito para a minha vez..
Quando foi no mês de maio, comecei a acompanhar mais de perto e fazer a contagem regressiva...
Em uma mesma semana, atualizavam o site por cerca de 4 vezes, mas para o cargo para o qual eu concorria, chamavam apenas 2 vezes... A espera foi agonizante... rss

Até que...
Em 13/07... faltando menos de 10 para me chamarem.. SURPRESA!... O BNDES libera um edital para o mesmo cargo! Faltava pouco para encerrar a validade... e agora??? Tive que me inscrever! Agora eu queria mto passar pra lá!!!
De repente... após este edital, as convocaçòes pararam de acontecer... o site não foi atualizado por um tempão... E agora? e agora? pensei na prova que teria que fazer novamente.. mais matemática... oh não...

Até que....
Era uma sexta feira... e uma coisa que não era normal, aconteceu... atualizaram o site das convocações e chamaram para o cargo de técnico 2 candidatos... os dois números anteriores ao meu!!!! Karaka... só faltava me chamar... !!!!!!!!!!!! Eu era a proxima da fila@!!!!!!!!!!!!
Fiquei em agonia... nem dormi direito!! Nem avisei minha mãe... ela iria ficar sem dormir também...rs
Tchadãnnnnn.. na atualização seguinte: Euuuuuzinha fui chamada!!! No dia seguinte a cartinha ja chegou e daí pra frente foi só alegria!!!!!!!!!

UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

E agora....
Bom, fui às compras! E descobri que o desejo consumista tomou conta de mim......
Eita! sou um ser normal...rssss quis comprar uns 4 pares de sapatos...
Tive que me conter!
Uma coisa de cada vez... primeiro o salário e depois as compras supérfluas, certo? OK!

Então é isso!!

Agora vou fazer parte da parcela economicamente ativa da sociedade!
Ter desejos consumistas!
Ascender no trabalho!!!! Aspirar a promoções - sim, é possível!!
Há para onde subir... :-)
Assim como há possibilidade de viajar e outras coisas!!
Há possibilidade de fazer cursos e outras cositas más!! :-)))
Benefícios, benefícios, baby!!
Ah.... tantas coisas que vou querer fazer... sigh , sigh!!
(segredo! psiiiiiuu )

Mas por enquanto é só ! :-)))