sábado, 27 de outubro de 2007

Ainda sobre livros ...


Intercâmbio de livros

Hoje ouvi uma noticia no Jornal Nacional... a respeito dos *livros errantes*! Este tipo de atividade já existe fora do Brasil, inclusive há o bookcrossing , um site bem organizado a respeito do assunto! São livros que são deixados em lugares onde podem ser encontrados para que outra pessoa os encontre e ... leia! sim! No exterior existe este bookcrossing site que resolveu criar etiquetas de identificação e registro do caminho que os livros percorrem. Assim, vc pode saber onde encontrá-lo e quais estão disponíveis em locais próximos de vc! :-) (já escrevi sobre isso aqui.)

Aqui no Brasil, a notícia divulgada no JNacional, corresponde a esta comunidade no Orkut *Livro Errante*, cujos membros – ou sua maioria – residem no Recife e trocam livros entre si. Através do fórum, eles abrem tópicos de acordo com o assunto do livro e os interessados se alistam pra receber o livro e passá-lo adiante... No final, o livro retorna ao seu dono! :-)

Agatha Christie

Sou grande fã dos romances policiais de A.Christie. Comecei a devorar suas publicações começando pelo *Caso dos 10 negrinhos* (título(s) original(is): Ten little niggers or Ten little indians or And then there were none). Meu interesse prosseguiu e li outros mais. Dentre eles, os mais marcantes foram *O destino Ignorado*(Destination Unknown) , * E cai o pano*(Curtain) , * O misterioso caso de Styles* (The Misterious Affair at Styles), * A mansão Hollow* (The Hollow), * Expresso Oriente* (Murder on the Orient Express), *N ou M?*(N or M?), * E no final a morte* (Appointment with Death), *Morte no Nilo* (Death on the Nile) e *A carga* (The Burden). Este último, escrito sob o pseudônimo de Mary Westmacot. Além destes tb li *Autobiografia* e * Venha e conte como vc vive* (Come, tell me how do you live).

Para quem quer ler os livros de outros autores e tb de A.Christie em formato *.pdf ou *.txt. Pode fazer download aqui (inglês)

Outros links sobre livros , mto interessantes!!

Blog escrito para quem gosta de livros (inglês)

Writing everyday >>> fala sobre tudo que ele acha interessante! (inglês)

Um leitor comentando sobre os muitos livros que lê (Inglês )

........... mais, mto mais livros ( books ) on blogcatalog

Procurando textos achei este blog [Chuvinha no Cérebro] com suas frases, poesias e textos imperdíveis. Não pude resistir! deixei um post pedindo pra copiar o post todo... Aff.. o post é incopiável.. sniff.. Então, visite o blog :)

E se vc gosta de manter seus livros e seus objetos em ordem.... ou é um freak organizer por natureza, vai gostar deste blog!! Freak organizer

(imagem: é minha mesmo)

4 comentários:

Guilherme Gurgel disse...

Oi Roberta! Bem-vinda de volta.

Interessante esse intercâmbio de livros. Um tempo atrás eu ouvi falar que no Japão se faz muito isso com mangás, principalmente porque o preço das revistas é baixo. Eles compram, lêem a história e deixam a revista em um lugar visível para que outra pessoa também leia.

Sobre a "dama do crime" Agatha Christie, também adoro os livros dela, mas só tive a oportunidade de ler três: O Caso dos Dez Negrinho (de longe o melhor, na minha opinião), Assassinato no Expresso do Oriente e Os Elefantes Nunca Esquecem. Ela é uma escritora simplesmente genial. Juntamente com Connan Doyle e Poe, é um dos "alicerces intocáveis" da literatura policial.

Roberta disse...

oi Guilherme! Tb acho... há pouco tempo me desfiz de uma coleção de aproximadamente 30 livros da A.Christie. Fiz uma doação. Já tinha lido todos e alguns deles não eram tão empolgantes assim. Enfim, se soubesse destes sites antes, teria iniciado um bookcrossing aqui no RJ :-) Afinal, quem não gosta de ler um livro da A.Christie, não é mesmo?
Abs :-) e Obrigada pelas boas-vindas!

Livro errante disse...

Bom dia, somente hoje cheguei a seu blog e queria fazer uns comentários e,permita, umas correçõezinhas:
Hoje ouvi uma noticia no Jornal Nacional... a respeito dos *livros errantes*! "Este tipo de atividade já existe fora do Brasil, inclusive há o bookcrossing" comentário: Nós não usamos a etiquetagem do bookincrossing, porque os livros que deixamos na rua, não são rastreados. Ninguem sabe onde irão e onde poderá encontrar um. É acaso puro. Aúnica semelhança com o bookcrossing é o fato de ficar em lugar público. Fim.

"Aqui no Brasil, a notícia divulgada no JNacional, corresponde a esta comunidade no Orkut *Livro Errante*, cujos membros – ou sua maioria – residem no Recife e trocam livros entre si." A notíocia divulgada por Beatriz Castro, refere-se unicamente ao livro errante como foi dito acima, aquele em que deixamos na rua. Existe a comunidade no Orkut, criada por mim (eu sou tb a pessoa da matéria da Globo)onde realmente nos reunimos em grupo para troca de livros. A comunidade tem maioria de integrantes de SP,RS,PE,RJ e de quase todos os outros estado do país. "Através do fórum, eles abrem tópicos de acordo com o assunto do livro e os interessados se alistam pra receber o livro e passá-lo adiante... No final, o livro retorna ao seu dono! :-)"
exatamente isso.
Acrescento, o grupo da internet (que individualmente deixa livros nas de suas cidades - (em Recife somente eu)está desde nov.2007 doando livros para uma escola pública de Poços de Caldas- MG.
Aproveito para convidar a quem quiser participar da comunidade Livro errante no Orkut, com o mais novo grupo se formando em torno de Graciliano Ramos.
Nosso blog: www.livroerrante.blogspot.com
abraço a todos.

Roberta disse...

Ola *Livro Errante* obrigada pela visita e por seu comentário! :-)