terça-feira, 25 de maio de 2010

SUIPA e MAUS TRATOS AOS ANIMAIS




No dia 24/05/2010, tomei conhecimento do artigo publicado no GLOBO.COM, intitulado *O Sofrimento Inútil dos Animais na SUIPA*.Trata-se de carta enviada por um leitor do jornal, Luciano Netto Boiteux, ex-voluntário da SUIPA. Nesta carta/artigo ele revela o lado escuro da instituição: maus tratos, abusos, negligência, animais vivendo em condições precárias, desvio de verbas e materiais. Em resumo: animais que chegam lá com histórico de abuso, maus tratos, abandono não têm o final feliz da adoção, muito pelo contrário. Ao ler o artigo, pode-se constatar que a vida destes animais na SUIPA é comparada à vida nos presídios - superlotação, vida indigna, privação e sofrimento - quando seria de se esperar mais para estes que são os melhores amigos do homem e estão lá para serem protegidos até que sejam adotados, e não para cumprirem pena. (Confira neste link) O conteúdo da carta/artigo é, no minimo chocante, dispensando videos ou fotos, dando ao leitor a perfeita noção do sofrimento a que estes animais são submetidos.
(A mesma carta, foi publicada aqui, no ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais)

Hoje, 25/05/2010, pude constatar que o relato gerou repercussão: *Vereadores querem CPI para investigar SUIPA*, menciona a promessa de cobrança de providências para apuração das denúncias referentes ao artigo publicado no dia anterior.

Reportagens relacionadas:
25/05/2010 - G1/RJ- *Suipa vai ganhar terreno e verba da prefeitura para construir novo abrigo* há também menção à apuração das denúncias de maus-tratos e desvio de verbas pelo Ministério Público. Neste link há um vídeo, mas não tive coragem de assistir.

24/05/2010 - G1/RJ - *Mortalidade de  cães na SUIPA é de 99%, diz MP após a vistoria.* Órgão investiga desvio de verbas da ONG.Representantes estiveram no local para apurar denúncia de maus-tratos.


Sinceramente, eu espero que esta apuração reverta em benefício dos animais. E seja breve.

Um comentário:

Unknown disse...

Após visita a instituição hoje (05\02\11), infelizmente constatei a triste verdade, superlotação, maus tratos e funcionários intimidados e ameaçados com a perda do emprego. O motivo de minha visita a instituição foi a adoção de uma cadelinha chamada 'carlinha', mas infelizmente não conseguimos adota-la... Quando uma das funcionárias apresentou 'carlinha' a minha esposa, foi paixão a primeira vista, foi quando uma das supervisoras questionou (via telefone) as condições de físicas e sociais de minha esposa, inclusive perguntado-a se era moradora de comunidade... Bem, quando retornamos de carro para pegar a 'carlinha' fomos impedidos, pois segundo a supervisora 'carlinha' fez o calentário de 2011... Perguntei: E por isto a cadelinha não pode ser adotada e ficará para sempre na instituição ?
Apos trocarmos alguns olhares, a desculpa mudou e misteriosamente a supervisora lembro que 'carlinha' já havia sido adotada... Não satisfeito, perguntei novamente : Se a 'cadelinha' foi adotada, porque a funcionária informou que ela estava enjaulada na sala da diretora ?
Bem, a supervisora não respondeu e perguntou se eu gostaria de adotar outro cão, infelizmente minha resposta tambem foi não...

Foi triste para mim e para minha esposa, mas será muito mais triste para 'carlinha' pois ao fazer o tal calendário que esta a venda no site por R$ 10, foi sentenciada a prisão perpétua...

Marcio Lucas